segunda-feira, 2 de março de 2015

Globalização


 Uma das mudanças mais importantes no ambiente externo é a globalização dos negócios, com efeitos diretos e indiretos sobre o ambiente. Os administradores devem estar conscientes de que suas empresas podem ter stakeholders internos e externos em outros países. A globalização dos negócios também afeta o ambiente de ação indireta, assim, os administradores devem, também, estar cônscios das variáveis sociais, econômicas, políticas e tecnológicas em cada país em que desejam negociar ou esperar competir. 
O ambiente como um todo pode ser visto como fonte de informação e estoque de recursos. Dependendo da abordagem em que faça ao seu ambiente, uma organização enfrenta um desses dois problemas teóricos: a incerteza causada pela falta de informação e a dependência de outros para obtenção de recursos vitais. Para M.T. Hannan e J.H. Freeman, existem seis fatores ambientais que podem afetar o nível de incerteza e dependência em uma organização.

Para eles, o ambiente é mais incerto e mais difícil de ser compreendido quando: é mais diferenciado; está mudando; há numerosas interconexões entre seus vários elementos; os recursos necessários não são amplamente disponíveis; esses recursos não são distribuídos de modo uniforme; e o aumento da conectividade perturba elementos do ambiente e as ligações entre eles. Outros teóricos ainda desenvolveram modelos estratégicos do meio ambiente para tentar explicar as relações entre as organizações e o meio ambiente através da Seleção Natural, onde é baseado em teorias biológicas de ecologia populacional, e adota a ênfase que elas dão a competição pelos recursos e através da Dependência de Recursos, onde presume que as organizações dependem do ambiente para a obtenção de recursos e sua estratégia de organização irá variar de acordo com a importância relativa de cada uma de suas dependências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário