sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O bom headhunter.


Como um headhunter capta talentos?

Existem várias formas de encontrar este profissional. Em primeiro lugar, assim que se inicia o processo, a posição é geralmente divulgada publicamente pelas redes sociais: LinkedIn, Twitter, site da consultoria, site da empresa contratante ou site de alguma empresa parceira, além de sites da categoria/segmento da posição. O importante nessa hora é conseguir compartilhar o descritivo da oportunidade com o maior número de pessoas possível, interessados diretos (no caso de sites da categoria, ou networkingespecializado) ou indiretos, que poderão repassar esse anúncio para sua rede.
Além disso, divulgamos essa posição com nosso seleto networking, solicitando indicações e verificando o interesse desses nossos contatos, que muitas vezes podem não estar buscando ativamente uma movimentação de carreira, mas podem se motivar pela posição apresentada. Isso é um grande diferencial na hora de identificar o melhor candidato do mercado, que muitas vezes sequer tem seu Curriculum Vitae atualizado ou está procurando novas oportunidades nos sites que divulgam as posições. Uma boa rede de relacionamento é o grande capital de um headhunter.
Em segundo lugar, para a maioria das posições é possível montar uma estratégia de busca ativa, chamadahunting, que na tradução literal inglês-português significa caçar. Ou seja, através da nossa experiência de mercado e conhecimento sobre as empresas (muito adquirido em salas de entrevista e experiências anteriores), conseguimos listar segmentos ou empresas onde teremos maiores possibilidades de encontrar aquele profissional, com as habilidades, competências e com o perfil pessoal desejado para a posição.
Para exemplificar o que foi dito, se estamos buscando um profissional da área financeira para cuidar de operações complexas, muito provavelmente este profissional estará ou terá passado por empresas com operações complexas. Ou então, se precisamos contratar um profissional da área financeira que irá estruturar a abertura das ações na bolsa de valores para a nova empresa, nosso talento provavelmente estará ou terá passado por empresas que fizeram a mesma movimentação. Pensando em segmento de mercado, um profissional que irá atuar na área de crédito e cobrança de uma empresa do agronegócio e precisará estar no campo atendendo pessoalmente o produtor rural, deve, preferivelmente, vir do mesmo segmento para já conhecer a rotina do campo.
Dificilmente trabalhamos posições nas quais o perfil pessoal é mais importante do que as experiências profissionais anteriores, o que torna a busca por talentos mais pragmática e menos ampla. Com certeza o perfil pessoal é levado em consideração e na maioria dos casos é o fator decisivo da contratação, mas apenas depois de ter atendido aos pré-requisitos técnicos.
Depois de captados, todos os potenciais candidatos que atenderam às exigências passam para a etapa de entrevistas com o headhunter, onde serão avaliados e testados nos aspectos técnicos e comportamentais. Para a próxima fase são escolhidos os mais aderentes, e que, além disso, têm expectativa salarial dentro da faixa de remuneração oferecida e estão verdadeiramente interessados na oportunidade, pois neste momento já foram apresentados aos desafios do projeto.
O cliente, empresa contratante, recebe o material comparativo dos candidatos, que sintetiza, classifica e elenca os profissionais de acordo com as principais informações sobre os requisitos primordiais da posição, por exemplo, inglês fluente, curso de graduação, gestão de equipes, entre outras. A empresa, então, seleciona, dos já selecionados, quem quer conhecer e passamos para a etapa final, caracterizada pela entrevista presencial com os futuros gestores e/ou profissionais de RH da companhia.
Captar talentos é uma habilidade, logo requer desenvolvimento, pois envolve grande e profundo conhecimento sobre o funcionamento de uma empresa, dos mercados específicos e das funções exercidas. Justamente por isso, na maioria das vezes, os headhunters são pessoas que atuaram no mercado para o qual recrutam. Essa é a grande barreira na entrada de novos participantes nesse segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário